5 acessórios para pintura essenciais

Existem acessórios para pintura fundamentais no dia a dia de qualquer profissional da área. Conheça-os:

Uma pintura profissional requer muito mais do que habilidade na área. Claro, o pintor precisa saber o que está fazendo, misturar as tintas corretamente e aplicar as demãos com técnica e precisão. Porém, os acessórios para pintura utilizados em todos os processos são igualmente importantes e ajudam a pintura a render mais, além de otimizar o tempo do trabalho.

Conheça os principais acessórios para pintura existentes:

1. Rolo e pincel

Rolo e pincel se completam. Um não substitui o outro. Todo pintor profissional precisa ter os dois. Além disso, se forem de boa qualidade, diminuirão consideravelmente o tempo da aplicação, fazendo seu trabalho render mais.

acessórios para pintura

Escolha o rolo conforme a superfície a ser pintada e o tipo de tinta

Muitas vezes, a tinta é de ótima qualidade, mas o acabamento acaba ficando ruim – e a culpa é do rolo e do pincel utilizados. Nem sempre isso indica má qualidade, porém, pode ser que eles tenham sido utilizados de forma equivocada. Veja só:

Sendo a superfície rugosa, áspera ou lisa, é preciso adequar o rolo de pintura para ela. A lã do rolo pode ser natural (de carneiro) ou sintética. Ambas possuem a mesma qualidade, já que a sintética, atualmente, é praticamente idêntica à natural.

A diferença se dará na altura do pelo. Os rolos com pelos mais altos retêm mais tinta, ou seja, o produto rende mais. Eles são indicados para tintas à base de água e superfícies ásperas ou rugosas.

Já os rolos com pelos mais baixos são mais versáteis, respigam menos e podem ser usados em superfícies mais lisas. Além disso, eles apresentam ótimas resultados com tintas à base de solventes.

2. Espátulas

Quem lida com tinta ou massa corrida precisa ter espátulas de diferentes tamanhos e formatos. Elas servem para raspar imperfeições, restos de tinta, gesso e cimento. Ajudam também a nivelar a superfície.

As espátulas facilitam a aplicação de texturas e papeis de parede e são fundamentais para alguns efeitos.

Existem alguns tipos de espátulas no mercado, como espátula de aço inox e espátula com cabo emborrachado. Ambas possuem formato anatômico e podem ser usadas em qualquer tipo de trabalho ou obra.

3. Bandeja

As bandejas são fundamentais para colocar verniz, tintas ou texturas e fazer a raspagem do rolo, evitando que a tinta pingue por todo o ambiente.

acessórios para pintura

As bandejas para pintura colaboram para a organização e limpeza do ambiente

São acessórios para pintura laváveis e podem ser reaproveitadas por muitas e muitas vezes.

4. Kit com lixas

Antes da aplicação da tinta, é necessário passar massa corrida na superfície e lixar bem, para que todas as imperfeições sejam cobertas. Isso garante melhor aderência e acabamento final da tinta.

acessórios para pintura

Lixar a parede é fundamental antes de passar a tinta

Seu kit de pintura deve ter algumas lixas de diferentes gramaturas, pois elas podem variar conforme o tipo de superfície (madeira, alvenaria, ferro) e material a ser utilizado.

5. Panos e estopas para limpeza

A limpeza final do ambiente é tão importante quanto o resultado da própria pintura.

acessórios para pintura

A limpeza final do ambiente é muito importante!

Os panos e estopas são úteis para remover manchas de tinta e limpar as superfícies que podem ter ficado manchadas, conferindo mais qualidade ao acabamento final.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *