5 cuidados na hora de pintar que garantem mais qualidade ao trabalho

O preparo da superfície, a qualidade dos materiais utilizados, a limpeza do ambiente e diversos outros cuidados na hora de pintar garantem resultados perfeitos!

Quer evitar o surgimento de bolhas e o descolamento de tintas? Tudo começa com o correto preparo da superfície antes da pintura e alguns outros cuidados na hora de pintar. Por exemplo, para não aparecerem manchas na parede, você precisará passar a tinta em uma única direção, começando sempre do topo da parede para o chão. Veja mais:

cuidados na hora de pintar

Com os corretos cuidados na hora de pintar, o resultado sairá acima da média!

1. Limpeza do ambiente

Pintar em cima de poeira deixará a parede com manchas e sem aderência. O mesmo vale para mofo, ferrugem e até produtos químicos, como sabão.

Por isso, todo pintor profissional precisa realizar a limpeza da superfície antes de iniciar o trabalho.

cuidados na hora de pintar

A limpeza da superfície é fundamental! Não pule essa etapa

A poeira deve ser removida com um pano úmido. Manchas de gordura com água e detergente. Mofo com água sanitária misturada com água limpa. Já a ferrugem deve ser totalmente removida com uma lixa.

Por fim, é necessário secar a superfície para só então iniciar a pintura. Acredite: esses cuidados na hora de pintar fazem toda a diferença.

2. Lixar é fundamental

Você sabia que lixar a parede antes da pintura é o que garantirá a aderência da tinta e evitará que ela descasque com o tempo.

O processo também é importante para retirar bolhas e tintas antigas. Então, capriche! E não se esqueça: após a lixa é fundamental caprichar na limpeza.

Se precisar, enquanto lixa, use também espátulas para soltar partes soltas da parede. Uma lixadeira elétrica também pode ajudar – e facilitar muito – o trabalho.

Encontrou rachaduras e buracos? Cubra-os com massa corrida, gesso ou argamassa, espere secar e lixe novamente para eliminar os excessos e deixar a parede lisinha. Só depois disso, ela estará preparada para a tinta.

3. Cuidado com superfícies porosas

As paredes porosas sugam a tinta e fazem você gastar mais material. Por isso, elas precisam ser cobertas com massa antes da pintura. E, claro, vale seguir todos os passos citados anteriormente: espere secar, lixe bem e limpe a poeira antes de pintar.

cuidados na hora de pintar

Algumas superfícies precisarão de mais massa do que as outras!

4. Pintura e umidade não combinam

Se a parede estiver úmida ou molhada não inicie o trabalho. Espere que ela esteja totalmente seca para que não fiquem manchas.

Se houver infiltração, é necessário que ela seja reparada antes da pintura, caso contrário, em poucos meses, bolhas e manchas aparecerão novamente.

A parede acabou de ser levantada? Então, é preciso esperar um mês para que o tudo seque antes de pintar, hein?

5. Prepare os materiais antes de começar a pintar

Misture todas as tintas e seladores e deixe tudo a mão antes de começar a pintar. Isso garantirá uma execução mais rápida e, claro, resultados mais uniformes.

cuidados na hora de pintar

Proteja cantos que não devem receber tintas antes de iniciar o trabalho

Ah, limpe todos os seus equipamentos antes de iniciar, como pinceis e rolos. Certifique-se de que não existe resto de outras tintas neles.

Proteja também o chão e os móveis com fitas próprias. Não se esqueça das portas, maçanetas e espelhos (interruptores).

6. Tenha paciência

É bem incomum a pintura ficar totalmente uniforme logo na primeira demão. A não ser que você utilize a máquina Airless. Mas se estiver pintando com o rolo, será necessário passar outras demãos.

Porém, é necessário ter paciência, já que você deverá aguardar a parede secar antes de partir para a segunda camada de tinta – e isso pode levar cerca de quatro horas em dias quentes ou até um dia quando o clima está chuvoso. Se necessário, faça também a terceira demão.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *