5 cuidados na hora de pintar que garantem mais qualidade ao trabalho
O preparo da superfície, a qualidade dos materiais utilizados, a limpeza do ambiente e diversos outros cuidados na hora de pintar garantem resultados perfeitos!
Quer evitar o surgimento de bolhas e o descolamento de tintas? Tudo começa com o correto preparo da superfície antes da pintura e alguns outros cuidados na hora de pintar. Por exemplo, para não aparecerem manchas na parede, você precisará passar a tinta em uma única direção, começando sempre do topo da parede para o chão. Veja mais:

Com os corretos cuidados na hora de pintar, o resultado sairá acima da média!
1. Limpeza do ambiente
Pintar em cima de poeira deixará a parede com manchas e sem aderência. O mesmo vale para mofo, ferrugem e até produtos químicos, como sabão.
Por isso, todo pintor profissional precisa realizar a limpeza da superfície antes de iniciar o trabalho.

A limpeza da superfície é fundamental! Não pule essa etapa
A poeira deve ser removida com um pano úmido. Manchas de gordura com água e detergente. Mofo com água sanitária misturada com água limpa. Já a ferrugem deve ser totalmente removida com uma lixa.
Por fim, é necessário secar a superfície para só então iniciar a pintura. Acredite: esses cuidados na hora de pintar fazem toda a diferença.
2. Lixar é fundamental
Você sabia que lixar a parede antes da pintura é o que garantirá a aderência da tinta e evitará que ela descasque com o tempo.
O processo também é importante para retirar bolhas e tintas antigas. Então, capriche! E não se esqueça: após a lixa é fundamental caprichar na limpeza.
Se precisar, enquanto lixa, use também espátulas para soltar partes soltas da parede. Uma lixadeira elétrica também pode ajudar – e facilitar muito – o trabalho.
Encontrou rachaduras e buracos? Cubra-os com massa corrida, gesso ou argamassa, espere secar e lixe novamente para eliminar os excessos e deixar a parede lisinha. Só depois disso, ela estará preparada para a tinta.
3. Cuidado com superfícies porosas
As paredes porosas sugam a tinta e fazem você gastar mais material. Por isso, elas precisam ser cobertas com massa antes da pintura. E, claro, vale seguir todos os passos citados anteriormente: espere secar, lixe bem e limpe a poeira antes de pintar.

Algumas superfícies precisarão de mais massa do que as outras!
4. Pintura e umidade não combinam
Se a parede estiver úmida ou molhada não inicie o trabalho. Espere que ela esteja totalmente seca para que não fiquem manchas.
Se houver infiltração, é necessário que ela seja reparada antes da pintura, caso contrário, em poucos meses, bolhas e manchas aparecerão novamente.
A parede acabou de ser levantada? Então, é preciso esperar um mês para que o tudo seque antes de pintar, hein?
5. Prepare os materiais antes de começar a pintar
Misture todas as tintas e seladores e deixe tudo a mão antes de começar a pintar. Isso garantirá uma execução mais rápida e, claro, resultados mais uniformes.

Proteja cantos que não devem receber tintas antes de iniciar o trabalho
Ah, limpe todos os seus equipamentos antes de iniciar, como pinceis e rolos. Certifique-se de que não existe resto de outras tintas neles.
Proteja também o chão e os móveis com fitas próprias. Não se esqueça das portas, maçanetas e espelhos (interruptores).
6. Tenha paciência
É bem incomum a pintura ficar totalmente uniforme logo na primeira demão. A não ser que você utilize a máquina Airless. Mas se estiver pintando com o rolo, será necessário passar outras demãos.
Porém, é necessário ter paciência, já que você deverá aguardar a parede secar antes de partir para a segunda camada de tinta – e isso pode levar cerca de quatro horas em dias quentes ou até um dia quando o clima está chuvoso. Se necessário, faça também a terceira demão.