Bico para máquina Airless: como escolher?

Está na dúvida sobre qual bico para máquina Airless comprar? Siga nossas dicas e faça sua pintura com Airless render sempre mais:

A pintura com Airless é realizada através de um jato de alta pressão de tinta. A tinta sai do bico com precisão em forma de leque – sem ar comprimido, sem névoa e sem sujeira. Para isso, porém, é preciso que o bico para máquina Airless esteja bem instalado e não esteja desgastado. Vale lembrar que a peça pode ser substituída sempre que necessário.

bico para máquina Airless

O bico para máquina Airless faz com que a qualidade da pintura seja tão boa!

Como escolher o bico para máquina Airless correto?

Com o bico para máquina Airless correto, seu rendimento será otimizado, assim como a qualidade do trabalho.

Isso porque o bico Airless estando novo e ajustado à máquina, a tinta consegue sair com a pressão desejada, formando o leque sem névoa, característico do equipamento. É menos desperdício de tinta e menos sujeira!

bico para máquina Airless

Aprenda a escolher o melhor bico para máquina Airless

É o bico Airless que determinará também o ângulo da pulverização e o volume dela.

Escolha sem errar

Existem muitos tipos de bicos para máquina Airless. A escolha do seu dependerá dos seguintes fatores:

bico para máquina Airless

Aprenda a escolher o melhor bico para máquina Airless, conforme suas necessidades

– Largura do leque desejada: cada bico possui um número “estampado”. O da imagem abaixo, por exemplo, da marca Graco, é 517. Nesse caso, pegamos o primeiro número “5”  (que representa uma abertura de 50º) e multiplicamos por 5. Ou seja, 25 cm será a largura do leque quando o bico Airless for pressionado a 30 cm da parede. Se o número fosse 3, por exemplo, a largura do leque alcançada com o bico seria 15 cm.  Existem leques que vairam de 10º (5cm de leque) a 120º (60 cm de leque).

A abertura de leque não interfere muito no tipo de tinta a ser aplicada. Pode-se usar qualquer abertura  de leque com qualquer tipo de material.

bico Airless

Aprenda o que significam os números “estampados” no bico Airless

– Tamanho do orifício: Este é o número mais importante do bico, pois este representa a sua vazão.  Olhando novamente a imagem, o número 17 corresponde ao tamanho do orifício, ou seja 0,017 polegadas ou 0,43 mm. A vazão do bico neste caso é de 1,2 litros por minuto.

Fique atento à vazão do seu bico. Se sua máquina não possuir capacidade suficiente para bombear tinta na vazão escolhida, ela não irá formar um leque adequado e poderá desgastar prematuramente.

A vazão dos bicos pode variar de 0,007 (0,2 litros por minuto) a 0,047 (9,0 litros por minuto).

– Tipo de tinta: a escolha do bico para máquina Airless também deve ser de acordo com o tipo de tinta. Existem bicos para acabamentos finos,  outros para trabalhos pesados, outros para faixas de demarcação… Como regra, quanto mais grosso e pesado for o material a ser aplicado, maior será o tamanho do orifício do bico.

Como saber se está na hora de trocar de bico para máquina Airless?

Simples: quando o bico Airless está desgastado, o tamanho do leque vai diminuindo progressivamente. Aí, é hora de trocar.

bico para máquina Airless

Observe se o leque de tinta sai com pressão e uma boa distância

Não economize nessa hora. Lembre-se: com a largura do leque reduzida, você terá que passar mais tinta, ou seja, dará o dobro de trabalho. Além disso, se o bico tem seu orifício aumentado, o desperdício de tinta  e o desgaste da máquina serão maiores.  E isso custa muito mais do que um bico novo para sua máquina Airless.

O que pode desgastar o bico Airless?

O bico Airless sofre desgaste naturalmente com o uso,  porém isto pode ser acelerado pelo excesso de  pressão no equipamento e pelo uso de materiais abrasivos. Fique ligado!

Aproveite: você pode comprar o bico para máquina Airless e outros acessórios para máquina Airless na Azevedo Tintas!

Deixe um comentário

2 thoughts on “Bico para máquina Airless: como escolher?”

  1. Pingback: Descubra qual máquina Airless comprar conforme o tipo de trabalho
  2. Trackback: Descubra qual máquina Airless comprar conforme o tipo de trabalho
  3. Newton Rodrigues Vieira junior says:

    Muito bom tira muitas dúvidas que agentes tem….parabens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *