Como cuidar do jardim

Quer aprender como cuidar do jardim? Veja nossas dicas!

Pequenos e grandes jardins precisam de cuidados no dia a dia. Rega, poda, adubo, sol… É preciso se preparar para cuidar das próprias plantinhas, estejam ela no seu quintal, na varanda ou dentro de sua casa, em vasos. Descubra, com nossas dicas, como cuidar do jardim em alguns passos:

como cuidar do jardim

Quer ver como cuidar do jardim? Não importa muito o tamanho dele, você pode fazer sozinho!

Tenha as ferramentas certas

Calma, você não vai precisar montar um kit enorme de jardinagem. Luvas, tesoura de poda, garfo de jardim e regador são suficientes para pequenos jardins – e indispensáveis.

como cuidar do jardim

Prepare-se: compre seu kit de jardinagem!

Conheça as plantas

Não tem como cuidar do jardim se você não souber que tipos de plantas existem na sua casa.

Você precisa conhecê-las para saber quantas horas de sol ou sombra elas precisam por dia, quanto de água precisará colocar, qual é o tipo de ventilação ideal para cada espécie. Por isso, pesquise antes de começar a por a mão na terra!

Como plantar uma muda

Se você comprou mudinhas de temperos, flores ou plantas em geral, perceba que elas vêm em um vaso pequeno. Por isso, será preciso transplantar para um vaso maior ou para a terra.

como cuidar do jardim

Após passar a muda para a terra, sempre regue para que ela assente bem

O processo é simples, cave um buraco que tenha o dobro da raiz da muda. Coloque terra nele, fertilizante e posicione a plantinha dentro dele. Cubra toda a raiz, bata com as mãos para a terra firmar e regue bem. E não se desespere: é comum ela murchar nos primeiros dias, ok?

Como cuidar da sua plantinha

Cuide da sua mudinha: faça podas no talo dela, mas evite cortar as folhas. Isso é necessário para que ela tenha sempre energia para crescer.

Observe também se ela não está sendo atacada por pragas. Tenha sempre a mãos vitaminas e venenos para pulgões.

Mas cuidado com o excesso desses produtos, pois eles podem prejudicar (e até matar) a planta.

Para a rega, prefira fazer bem cedo ou a noite – e jogue água na terra, evitando molhar as folhas todos os dias (apenas de vez em quando). E não encharque a planta, pois o excesso de água pode apodrecer a raiz.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *