Como o tamanho do bico da pistola de ar influencia na pintura

Conforme o bico da pistola de ar, o formato do jato de tinta se modifica, assim como o acabamento da pintura

Como já falamos aqui, existem diferentes tipos de pistolas de ar, como as convencionais, as HVLP e as LVLP. Cada uma tem suas particularidades no que diz respeito à pressão de saída de tinta. As últimas duas são mais econômicas e proporcionam menos perda de tinta para o ar, enquanto a convencional deve ser ligada a um compressor externo e ter um bico da pistola de ar acoplado.

bico da pistola de ar para pintura

Você pode acoplar diferentes bicos na sua pistola de ar para pintura, modificando o acabamento

As pistolas convencionais possuem ainda cabeças intercambiáveis. Assim, é possível acoplar diferentes bicos, modificando os padrões de pulverização conforme o acabamento que se deseja.

A tinta das pistolas de ar convencionais pode sair em formato de leque ou na vertical, tudo vai depender do bico utilizado, conforme imagem abaixo:

bico da pistola de ar para pintura

Veja como a pulverização da tinta se modifica de acordo com o bico utilizado

O bico full cone, ou cone completo, proporciona uma cobertura mais densa. O bico hollow cone, ou cone oco, proporciona uma cobertura oca. Por fim, o flat stream ou fluxo plano, proporciona uma cobertura mais densa, só que na vertical.

O recomendado é que a distância de aplicação do bico à parede ou do objeto seja de 15 a 35 cm. E, conforme o bico utilizado, a consistência da tinta pode ter de ser modificada (para mais diluída ou mais consistente).

Para um acabamento mais caprichado de objetos, recomenda-se a escolha certa do bico da pistola de ar. Os objetos também devem ficar sobre uma plataforma giratória. Assim, a tinta é aplicada por igual em todos os cantos do objeto.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *