Máquina Airless com problema? Veja o que fazer!

Máquina Airless com problema? É possível solucionar rapidamente cada um deles! A gente ajuda você a resolver!

Quando feita a manutenção preventiva, é bastante incomum que sua Máquina Airless apresente defeitos. Porém, vez ou outra, você pode se esquecer de limpar a pistola, deixar a tinta acabar ou ainda esquecer de trocar o alguma peça fundamental para o bom funcionamento do equipamento. Mas não se preocupe! Máquina Airless com problema? A gente te ajuda!

Máquina Airless com problema

Máquina Airless com problema: pistola cospe a tinta

Quando a pistola cospe a tinta, o problema pode ser a existência de ar no sistema. Nesse caso, é necessário inspecionar o vazamento de ar nas conexões. Outro problema pode ser a pistola suja. Nesse caso, é só desmontar e limpar a peça.

O conjunto de agulha fora do ajuste também pode ser motivo de sua pistola cuspir tinta. Aí, é só abrir e ajustar.

Por fim, pode ser sede quebrada ou lascada. Nesse caso, basta substitui-la.

Máquina Airless com problema: pistola não fecha

Se a pistola de sua máquina Airless não fecha, a agulha e sede podem estar gastas ou quebradas. Nesse caso, basta substitui-las.

máquina Airless com problema

Pode ser também que a agulha esteja desajustada – e a resolução deste problema é apenas bem fácil, é só realizar o ajuste. Pode ser necessário levar em uma assistência especializada em Airless.

Pistola suja também pode apresentar problemas no fechamento. Então, faça a limpeza periodicamente.

Máquina Airless com problema: pistola não pulveriza

A primeira coisa a observar quando a pistola Airless não pulveriza é se há tinta no compartimento. É fundamental não deixar faltar tinta, pois isso pode reduzir a vida útil de sua máquina.

Pode ser ainda que o filtro ou o bico estejam entupidos. Aí, é só fazer a limpeza deles.

Por fim, o fato de sua pistola Airless não pulverizar pode indicar que a agulha dela está quebrada. Nesse caso, é necessário fazer a troca.

Problemas de pulverização

Confira, abaixo, os tipos de problemas de pulverização que podem acontecer em sua Airless e como resolvê-los:

Pulverização em rabos e ampulheta
pulverizacao-expandindo-e-contraindo Pulverização Airless com problema

Se sua pulverização apresenta “rabos” ou formato de “ampulheta”, é porque a saída de tinta está inadequada. A solução é aumentar a pressão de fluido. Como? Basta diminuir o tamanho do orifício do bico e reduzir a viscosidade da tinta. Reduzir o comprimento da mangueira também pode ajudar.

E não se esqueça: faça sempre a limpeza da pistola e do filtro, pois ela evita que a pulverização seja em formato de rabos e ampulhetas.

Pulverização distorcida

Pulverização Airless com problemaA pulverização distorcida indica que sua pistola Airless está gasta ou com defeito. Faça a limpeza do bico. Se não resolver, é hora de substitui-lo.

Pulverização em formato expandindo e contraindo

Pulverização Airless com problemaPulverização Airless com problemaQuando a pulverização oscila em formato expandindo e contraindo, sua pistola Airless pode estar com vazamento de sucção ou com saída de tinta pulsante.

Primeiro, verifique se há vazamento. Se houver, conserte-o (pode ser necessário levar em uma assistência especializada em Airless).

Indicamos também mudar o bico para um de menor tamanho. Verifique também sobre a possibilidade de instalar um amortecedor de impulsos no sistema ou drenar o existente.

Pulverização em formato circular

pulverizacao-circularEsse tipo de pulverização pode indicar que o bico está gasto ou que a tinta é muito espessa para ele.

Caso seja a primeira opção, substitua-o. Caso o problema seja a viscosidade da tinta, aumente a pressão ou use um material mais fino. Se preferir, troque o bico.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *