Monte seu kit para pintura e faça pequenos reparos sozinho

Quer fazer pequenas pinturas em casa, sozinho? Confira os principais acessórios de pintura para ter em casa e monte seu kit para pintura!

Ainda que você não seja um pintor profissional, é bacana ter um kit para pintura em casa, para pequenos ajustes e mudanças. Veja o que não pode faltar:

acessórios para pintura

Conheça os acessórios para pintura fundamentais para ter em casa

Todo aspirante a pintor precisa ter uma espátula e desempenadeira de aço. Elas servem para passar massa, desgrudar restos de tinta e descascados da parede.

As lixas também são importantes, principalmente se você precisar passar massa corrida para cobrir buracos na parede. Ah, vale lembrar: massa corrida é apenas para áreas internas. Para áreas úmidas e externas, a dica é passar massa acrílica, hein?

Você terá que misturar as tintas em alguma superfície. Uma bandeja ou balde específicos para isso são fundamentais em seu kit para pintura.

As peças mais importantes não podem faltar: tenha rolos de pintura sempre à mão. Rolos de espuma são indicados para tinta esmalte, verniz e óleo. Existem ainda os de lã de carneiro, que são para produtos à base de água, látex, PVA e acrílica.

kit para pintura

Os rolos para pintura são fundamentais em seu kit

Você precisa reparar também na altura do pelo. Pelo baixo (de 5 a 12 mm) atende bem as superfícies lisas. Para superfícies semirrugosas, prefira os de pelo médio (de 19 a 22 mm). Se a parede for texturizada ou bem rugosa, escolha um rolo de pintura de pelo alto (25 mm). E tenha sempre um extensor de rolo para pintar as partes mais altas.

Os pinceis de cerdas escuras servem para tintas à base de solvente, como esmalte, tinta óleo e vernizes, enquanto os de cerdas grisalhas atendem tintas à base de água (PVA e acrílica).

É muito importante pensar na sua segurança e proteção. Por isso, óculos de proteção e luvas de borracha precisam compor seu kit para pintura. E para proteger batentes, maçanetas e rodapés, tenha um rolo de fita crepe também.

Guarde seu kit pintura sempre limpo

Se sobrar tinta, guarde-a na lata original bem fechada. Se a tampa não estiver bem fechada, entrará ar e a tinta poderá se estragar. Você pode garantir o fechamento perfeito colocando um plástico por baixo da tampa.

Bandejas, rolos e pinceis devem ser guardados limpos, sempre. Tinta látex ou outras à base de água podem ser removidas deles com água corrente. As tintas à base de solvente precisam de solvente também para serem removidas – isso sempre estará indicado na embalagem, ok?

kit para pintura

Guarde seus acessórios sempre limpos

Depois de limpar o pincel e o rolo com solvente, lave-os bem com água e detergente. E só guarde-s em seu kit para pintura quando estiverem completamente secos. Antes, porém, umedeça as cerdas com um pouco de óleo vegetal para aumentar a vida útil deles.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *